sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Acupuntura na Fibromialgia

Acupuntura na Fibromialgia 

Muitos pacientes ouvem sobre o uso da acupuntura para o tratamento da Fibromialgia. Esta agora é uma especialidade médica, baseada principalmente na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo segundo técnicas da antiga medicina chinesa.

A acupuntura já foi extremamente estudada para o tratamento da dor em vários locais do corpo, principalmente na região lombar, e é uma técnica já bastante recomendada nestas situações. No caso da Fibromialgia, os estudos são controversos, com alguns bons estudos mostrando resultados tanto positivos quantos negativos.

Em nossa opinião, a acupuntura pode ser muito útil como parte do tratamento da Fibromialgia, juntamente com outras medidas. Vemos muitas vezes que se exige da acupuntura mais do que ela pode oferecer, isto é, todo o tratamento numa só modalidade.

Embora alguns autores preconizam que a acupuntura melhora o bem estar e o sono dos pacientes com Fibromialgia, achamos que seu papel principal é no manejo da dor. Dores localizadas tendem a responder mais do que a dor generalizada; e a técnica funciona melhor quando o paciente apresenta uma área mais específica de dor, em um determinado grupo muscular.

Também achamos que o efeito analgésico da acupuntura não é duradouro, e sim temporário - outro motivo pelo qual às vezes os pacientes se decepcionam com o método. As aplicações devem então ser periódicas. Temos recomendado a acupuntura também quando o paciente deve comparecer a um evento específico, e necessita de um alívio maior da dor para aquele momento. Receber acupuntura um ou dois dias antes deste evento pode ser bastante útil.

Desta maneira achamos que a acupuntura pode ser uma opção útil no manejo da Fibromialgia, respeitando-se - como todo o tratamento médico - suas indicações, contra-indicações e limitações. Eduardo S. Paiva Chefe do Ambulatório de Fibromialgia – HC – UFPR.

DEVIDOS CREDITOS PARA fibromialgia.com...

Nenhum comentário:

Postar um comentário