sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A enfermagem compreendendo a Fibromialgia

A Fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica, não inflamatória, que acomete 6% da população adulta, com predominância entre o sexo feminino (cerca de 80% a 90% das pacientes são mulheres entre 30 e 50 anos). A fibromialgia pode prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional, motivos que reforçam a importância de valorização das queixas do paciente.

Os principais sintomas da doença são dores pelo corpo, cansaço mesmo após dormir horas seguidas, fadiga, dores de cabeça, sensação de formigamento, agulhadas e edema, dores durante o período menstrual, rigidez muscular pela manhã, sintomas de ansiedade e depressão, entre outros.

Como as dores parecem caminhar pelo corpo e os sintomas são variados, o paciente costuma ter crises de ansiedade e tem dificuldades de relatar ao profissional de saúde o que sente. A falha ao não realizar uma avaliação adequada pelo médico ou uma atitude de subvalorização das queixas pode transformar-se em um importante fator de perpetuação da doença.

Nesse contexto, o diagnóstico da fibromialgia é muito difícil, pois não existe um exame que diferencie essa doença, então o diagnóstico costuma ser demorado. Para diagnosticar adequadamente a fibromialgia é preciso ficar atento aos seus vários sintomas, conhecer em detalhes a história do paciente, escutar suas queixas e procurar fatores emocionais ou quadros de depressão ou ansiedade. 

Assim, o diagnóstico da doença é clínico e se baseia na presença do quadro característico de dor e no reconhecimento de pontos predefinidos que sejam dolorosos à pressão dos dedos. Estes pontos foram estabelecidos em 1990, pelo Colégio Americano de Reumatologia. A experiência clínica do profissional que avalia o paciente com fibromialgia é imprescindível para o sucesso do tratamento.

O tratamento deve ser multifocal, infelizmente não existe uma terapêutica única para livrar o paciente de todas as dores no corpo, problemas de sono, irritabilidade ou depressão associados. Baseia-se, portanto, na redução da intensidade da dor e melhoria da qualidade de vida do paciente. Se houver alguma doença associada, ela deverá ser tratada para eliminar o sofrimento. O uso de medicamentos deve ser associado a exercícios físicos (que aumentam a serotonina naturalmente), a massagens, a acupuntura, entre outros.

A atuação da enfermagem pressupõe a compreensão do processo delicado, doloroso, e real que o paciente enfrenta, pois ainda carregamos o estigma de que a fibromialgia é uma doença imaginária. Cabe aos profissionais de enfermagem atuar como educadores, no sentido de orientar o paciente sobre práticas para melhora de seu quadro clinico, estabelecendo assim um vínculo importante no alivio da dor.

São cuidados de enfermagem importantes ao paciente com fibromialgia:

       Orientar o paciente a reduzir o açúcar dos alimentos, a fim de evitar o sobrepeso, o açúcar deve ser substituído por dextrose, sucrose, mel. Os adoçantes devem ser usados com moderação.
       Orientar o paciente a reduzir o sal dos alimentos, a fim de evitar o acúmulo de líquidos no organismo, acarretando aumento da pressão arterial e sobrecarga para o sistema cardiovascular.
       Orientar o paciente a reduzir a gordura dos alimentos, pois as gorduras favorecem o aumento do colesterol e o excesso de peso.
       Estimular a realização de exercícios para alongamento e fortalecimento muscular, assim como para condicionamento cardiorrespiratório.
       Orientar o paciente a limitar o consumo de álcool, pois quando ingerido à noite acarreta um sono superficial, de má qualidade, apesar de acelerar o processo de adormecer. Quando usado em excesso, o álcool tem uma série de efeitos nocivos sobre o sistema neurológico e musculoesquelético, acarretando processos dolorosos e fraqueza muscular. Além disso, interfere com a ação de diversos medicamentos utilizados no tratamento da fibromialgia.
       Orientar o paciente a evitar situações de estresse físico e mental.
       Orientar o paciente a manter acompanhamento psicológico e emocional.
       Administrar analgésicos conforme prescrição médica, atentando para reações alérgicas ou manifestações gástricas (pirose, diarreias, etc.).

REFERÊNCIAS:

Fibromialgia arrasa sua saúde e confunde os médicos. Disponivel em: <http://www.etecla.com.br/Default.aspx?system=noticias&action=ler&id=2181>. Acesso em: 12 abr. 2011.
KUAHARA M.V.   Fibromialgia tem difícil diagnóstico, exames laboratoriais não acusam a doença. Disponivel em: <http://www.minhavida.com.br/conteudo/5435-Fibromialgia-tem-dificil-diagnostico.htm>. Acesso em: 12 abr. 2011.
Doenças Reumáticas, Fibromialgia, Disponivel em: <http://www.reumatoguia.com.br/interna.php?cat=26&id=117&menu=26>. Acesso em: 13 abr. 2011.
O que é Fibromialgia, Disponivel em: <http://www.fibromialgia.com.br/novosite/index.php?modulo=pacientes_artigos&id_mat=4>. Acesso em: 13 abr. 2011.
Fibromialgia. Disponivel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibromialgia>. Acesso em: 15 abr. 2011.

Texto escrito pela monitora Izabella Jzispiela do Programa Proficiência - COFEN.

DEVIDOS CREDITOS PARA  programaproficiencia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário